quinta-feira, abril 25, 2024
HomeGeralVitrine do agronegócio no Brasil, Agrishow tem início em Ribeirão Preto

Vitrine do agronegócio no Brasil, Agrishow tem início em Ribeirão Preto

Com quase 14 milhões de hectares de terra para investimentos em agropecuária, o Tocantins tem se tornado referência em agronegócio no Brasil. Hoje, o setor é responsável por 16,3% do seu Produto Interno Bruto (PIB).  Todo o potencial do estado, aliado aos investimentos que estão sendo feitos em logística e que vão facilitar o escoamento da produção, está sendo apresentado na 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação – Agrishow 2016. O evento iniciou nesta segunda-feira, 25, e segue até sexta-feira, 29, em Ribeirão Preto (SP).

Na abertura oficial, o presidente da Agrishow, Fábio Meireles, reforçou a grandiosidade desta exposição, apontando-a como uma das três mais importantes feiras do segmento. Aproveitou para defender a necessidade de uma visão ampla e plena da agropecuária, por parte do poder público, em todos os níveis: nacional, estadual e municipal. 

Ainda conforme pontuou, o volume de negócios efetivados na Feira em 2015 teve queda de 30% em relação ao ano anterior, mas, ainda assim, atingiu a marca de R$ 1,9 bilhão.  Para 2016, a organização avalia que, independente dos fatores econômicos e políticos  vivenciados no Brasil, o volume de negócios deve se manter o mesmo, levando-se em conta que, assim como em 2015, a feira conta hoje com 800 expositores de diversos países. A previsão é que até sexta-feira 160 mil pessoas passem pela exposição.

No estande do Tocantins, uma equipe técnica da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) está a postos para repassar aos visitantes informações relacionadas às alternativas mais promissoras de investimento, sobre o trabalho que o Estado vem realizando para atrair indústrias, por meio de incentivos fiscais, e as possibilidades para quem tem interesse, por exemplo, na área de processamento de matérias-primas como grãos – cuja produção é crescente e tende a ser ampliada com a criação da região do Matopiba (composta pelos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia).

“Além dessas oportunidades, o Tocantins tem a seu favor fatores como os investimentos em infraestrutura, riquezas naturais e uma posição geográfica privilegiada. Quando o Estado participa de um evento internacional como a Agrishow, consegue expor esse cenário a um público específico e selecionado e, com isso, atrai olhares de investidores e empresários”, explicou Paulo Mendonça, diretor de Desenvolvimento Estratégico e Atração de Investimentos da Seden.

Ainda na solenidade de abertura da Agrishow, o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, reforçou a importância da agropecuária  para a economia brasileira e situou o setor como grande aliado na promoção da melhoria da qualidade de vida da população, ao possibilitar que se tenha acesso a alimentos. Ele ainda pontuou que muitos desafios se fazem presentes para este segmento e que poderão ser vencidos, como outros já foram anteriormente. “As dificuldades de hoje podem ser superadas com o mesmo espírito do passado: com a confiança e a persistência que têm marcado a agricultura e pecuária no Brasil”, disse.

Também participaram da abertura oficial o governador de São Paulo, Geraldo Alckmim, a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera, representantes de entidades ligadas ao setor agrícola, entre outras autoridades.

 

Agrolink com informações de assessoria
Mais notícias

Veja também