terça-feira, março 19, 2024
HomeAgropecuáriaSegunda etapa de vacinação contra aftosa começa em 30 dias

Segunda etapa de vacinação contra aftosa começa em 30 dias

Começa em um mês a segunda etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa no Rio Grande do Sul. De primeiro a 30 de novembro, animais de zero a 24 meses devem receber a chamada dose de reforço. Ao todo, cinco milhões de terneiros deverão ser imunizados.

Produtores enquadrados nos critérios do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) e Programa Estadual de Pecuária Familiar (PecFam) e que possuam até 30 animais, têm direito às doses gratuitas, doadas pela Secretaria da Agricultura. Conforme a coordenadora do Programa de Combate à Aftosa no RS, Lucila Carboneiro dos Santos, as vacinas já estão em processo de compra adiantado e “a expectativa é de que sejam distribuídas nas Inspetorias de Defesa Agropecuária no início da segunda quinzena de outubro.”

O presidente do Fundesa, Rogério Kerber, aposta na compreensão dos produtores sobre a importância de imunizar o gado com eficiência, ainda mais no momento em que se discute a possibilidade de retirada da vacinação. “Se existe a vontade de suspender a vacina contra a aftosa, para alcançar mercados mais interessantes para o RS, é preciso que todos tenham responsabilidade para realizar um processo bem feito, garantindo a imunidade do rebanho”, afirma.

A coordenadora do programa na Seapi concorda e acrescenta que “como o estado está há muitos anos sem a ocorrência de febre aftosa, existe uma baixa percepção de risco”. “Mas temos que manter todas as medidas de prevenção e, enquanto a vacinação for obrigatória, realizar o processo da melhor forma possível”, diz Lucila.

 

Agrolink com informações de assessoria

 

Mais notícias

Veja também