sexta-feira, março 29, 2024
HomeGeralPreocupação em cumprir contratos atrasa comercialização do algodão em MT

Preocupação em cumprir contratos atrasa comercialização do algodão em MT

A comercialização da atual safra de pluma de algodão é 6% mais lenta em relação a média das últimas três safras. A constatação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). “A lenta saída se deve principalmente à preocupação das algodoeiras em cumprir contratos firmados no mercado futuro, já que a perspectiva de produção vem apresentando queda, devido ao déficit hídrico que assolou as lavouras de algodão mato-grossenses”, justificam os economistas.

A atual safra está 66% comercializada. O estágio, registrado em agosto, é 5% a mais em relação ao mês anterior. No entanto, para o Imea, pode haver alterações na comercialização nos próximos meses. “Este cenário pode ser alterado depois que o beneficiamento for finalizado e os contratos liquidados”.

A nova estimativa da comercialização de pluma de algodão em Mato Grosso mostra que a safra 14/15 está praticamente finalizada, no mês de agosto atingiu 99,8%, com singela variação mensal de 0,3%, restando apenas pequenos lotes localizados de pluma nas regiões médio-norte e sudeste.

 

Mais notícias

Veja também