quinta-feira, abril 25, 2024
HomeTecnologia no CampoChina constrói maior centro de clonagem comercial de animais do mundo

China constrói maior centro de clonagem comercial de animais do mundo

Em está em pleno andamento na China a construção do maior “centro de clonagem comercial” de animais do mundo, informa a agência oficial Xinhua. O objetivo principal é produzir gado de corte em escala industrial, mas a tecnologia também seria usada para replicar animais domésticos, de uso policial e esportivo, como cães e cavalos de corrida.

A produção inicial deverá ser de 100 mil embriões bovinos já na primeira metade de 2016, mas a meta é chegar a uma escala de 1 milhão por ano. “Os agricultores chineses têm dificuldades na hora de produzir quantidades suficientes de vacas para atender à demanda do mercado”, explica o presidente da empresa chinesa de biotecnologia Boyalife, Xu Xiaochun, uma das envolvidas no projeto.

Contando com laboratório de clonagem e um banco de genes, as instalações terão investimento público de 200 milhões de iuanes (cerca de US$ 30 milhões). A planta industrial está localizada no Distrito de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico da cidade de Tianjin (Teda), uma metrópole portuária distante 150 quilômetros a leste de Pequim (Norte da China).

O projeto é desenvolvido em uma parceria da empresa Sinica, uma subsidiária da Boyalife, com a sul-coreana Sooam Biotech. Também participam do empreendimento o Instituto de Medicina Molecular da Universidade de Pequim e a Academia Internacional de Biomedicina de Tianjin.

Os cientistas chineses vêm clonando animais há 15 anos, e até agora já foram capazes de replicar ovinos, bovinos e suínos. Em setembro de 2014 foi formada a primeira empresa comercial de clonagem, justamente essa joint venture entre Boyalife e Sooam Biotech que comandam agora o projeto de Tianjin com o apoio do governo.
 

 

Agrolink
Mais notícias

Veja também