sexta-feira, março 29, 2024
HomeGeralCasale apresenta tecnologia para otimizar produtividade em pecuárias de pequeno porte na...

Casale apresenta tecnologia para otimizar produtividade em pecuárias de pequeno porte na Agrishow

A mistura de qualidade na dieta dos bovinos, tanto de corte quanto de leite influencia diretamente nos resultados em relação ao desempenho, ganho de peso, produtividade, entre outros. A dieta do gado deve ser equilibrada, com a quantidade exata de cada ingrediente. A ausência ou o excesso de proteínas e nutrientes podem desencadear diversas desordens metabólicas, como a acidose ruminal, a laminite (inflamação do casco) e o baixo desempenho.

Para ter maior controle na mistura dos ingredientes na dieta dos bovinos, otimizar o ganho de peso, aumentar a produtividade e a eficiência alimentar, minimizando a ocorrência de desordens metabólicas, as misturadoras de ração total têm auxiliado os pecuaristas para alavancar seus negócios. Dentre as funções destes equipamentos estão: garantir a quantidade exata de cada ingrediente formulado para um determinado ganho de peso ou produção de leite; evitar a seleção de ingredientes pelo animal; controlar o consumo de matéria-seca no cocho e reduzir as sobras, entre outras.

Com a utilização de misturadoras de ração, a mão de obra pode ser melhor planejada; aumentar o número de animais em confinamento; otimizar as etapas de criação; reduzir o tempo ao abate e gerar maior qualidade na produção de leite. Mas é essencial que o pecuarista faça uma análise junto a um especialista para escolher a misturadora ideal para sua fazenda e o momento de seu negócio. Misturadoras com roscas horizontais são mais flexíveis quanto aos componentes da dieta, indicadas para trabalhar com pequenos fardos de fenos e/ou silagem de fibra curta e de capim.

São muito utilizadas em propriedades leiteiras. Já as misturadoras de rosca vertical, em alguns casos exigem um tempo maior de mistura devido ao fato de serem muito eficientes para repicar e misturar fardos de feno, silagens de fibra longa e palma forrageira consorciada com feno. Misturadoras de rotor são ideais para dietas de alto grão e forrageiras com fibra curta, ou até mesmo 100% de grãos. Por possuir tempo máximo de três minutos de mistura, se encaixam perfeitamente para obter eficiência e agilidade no trato.

A Casale – pioneira na linha de misturadoras mais completas da América Latina – apresenta durante a Agrishow a Rotormix Mini (foto ao lado). “A linha Rotormix oferece vários modelos e capacidades de carga para atender qualquer exigência de projeto. Nosso objetivo é oferecer a melhor tecnologia com diferenciais exclusivos onde o criador possa ter o menor custo e mais rentabilidade em seu negócio de confinamento”, comenta o diretor presidente da Casale, Celso Casale.

Indicada para propriedades de pequeno porte, a Rotormix Mini mistura a ração total de forma homogênea, sem compactação, proporciona uma dieta palatável ao gado, além de reduzir o desperdício de silagem e flexibiliza a utilização de diversos subprodutos, como milho moído ou em flocos, folhas com talos, capim.

 

Agrolink com informações de assessoria
Mais notícias

Veja também