quinta-feira, abril 25, 2024
HomeGeralAvaliação genômica traz resultados positivos para o setor pecuarista

Avaliação genômica traz resultados positivos para o setor pecuarista

A Avaliação Genética é um dos caminhos que pode levar a pecuária a aumentar a qualidade e a produtividade de forma consistente e economicamente sustentável.  Com uma simples amostra de sangue ou pelo do animal é possível revelar, por exemplo, se uma vaca/bezerra ou touro/garrote deixarão descendentes com capacidade de produzir mais leite ou serem mais precoces e férteis. Estas são apenas algumas das predições genéticas que podem ser feitas com CLARIFIDE, um amplo painel de marcadores de DNA bovinos que a Zoetis oferece aos pecuaristas.

A Personal PEC, localizada em Campo Grande – MS, é uma empresa de consultoria e assistência técnica composta por médicos veterinários que atuam desde 2013 no segmento. Para contribuir com o crescimento de seus associados, a companhia foi atrás de tecnologias de destaque no mercado e, assim, encontraram os marcadores genéticos CLARIFIDE.

“Está foi mais uma ferramenta que encontramos para nos ajudar a analisar e a conciliar os objetivos de seleção de forma simples e prática, para auxiliar nas tomadas de decisões de descarte e na intensificação de utilização de reprodutores”, explica Alvaro Augusto Fortunato, médico veterinário e Sócio-Diretor Comercial da Personal PEC.

A Fazenda Paraíso, que faz parte do grupo Agropecuária ZB, é uma das empresas que a Personal PEC presta consultoria. Localizada no estado do Mato Grosso do Sul, iniciou no ano de 2015 os trabalhos com o uso do CLARIFIDE nos touros utilizados para cobertura em monta natural. Os animais, que não possuíam informação de origem, fenotípica e tampouco genética, foram incorporados ao sistema de monitoramento reprodutivo, o que permitiu a realização de ajustes no rebanho, tanto de descarte como de incorporação e intensificação de uso.

Antes da utilização dos marcadores genéticos, a forma de avaliação da Fazenda Paraíso era feita por meio dos dados fenotípicos e exames andrológicos, métodos que, segundo Fortunato, funcionam de forma quantitativa, porém existindo ainda assim um percentual de margem de erro: “hoje conseguimos fazer a avaliação dos animais de forma quantitativa e qualitativa, algo que não era possível só com o meio que utilizávamos. Nosso objetivo é gerar maior rentabilidade aos nossos clientes e os primeiros resultados desse trabalho mostram que estamos no caminho”.

O CLARIFIDE fornece ao criador a principal ferramenta para conhecer geneticamente o rebanho: as estimativas genômicas são semelhantes às DEPs (Diferenças Esperadas na Progênie). Ao revelar as predições genéticas sobre os bovinos avaliados em qualquer idade, os marcadores moleculares permitem que os criadores sejam capazes de tomar decisões confiáveis na seleção e acasalamento dos animais cada vez mais cedo.

Os resultados que a Personal PEC apresentou para o seu cliente foram animadores: as informações de produção e reprodução tiveram maior acurácia possibilitando a diminuição das chances de erro; foi possível avaliar e entender dados de fertilidade e as interações entre fenótipo, genótipo e ambiente, o que gerou a aceleração dos ganhos genéticos e financeiros da pecuária de corte.

 

Agrolink com informações de assessoria
Mais notícias

Veja também