sábado, abril 20, 2024
HomeEventosReunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas 2015 - 9ª RTEPB

Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas 2015 – 9ª RTEPB

PlantasA Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) é uma das organizadoras da 9ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas – 9ª RTEPB -, que ocorrerá de 9 a 11 de setembro, no  (RS). O tema dessa edição é “O caminho das plantas bioativas: cultivando saberes e fazeres”. “A ideia é construir uma nova etapa de mobilização e organização coletiva”, explica a pesquisadora da Fepagro Viamão, Sônia Regina Pereira. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nesse link.

Participarão trabalhadores e voluntários da saúde, trabalhadores da agricultura, da educação, da extensão rural, da pesquisa, dos movimentos sociais, colaboradores e simpatizantes.

Serão realizadas palestras, oficinas, painéis, feiras, exposições e haverá apresentação de trabalhos técnicos e experiências populares com plantas bioativas. No dia nove, acontece o painel “Integrando saúde, agricultura e educação”; no dia 10, os painéis “Unindo os elos da cadeia produtiva’’ e “Conservação e Potencialidades de Uso’’.

O evento é organizado também pela Emater/RS/Ascar, Embrapa Clima Temperado, Prefeitura de São Lourenço do Sul, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), entre outras entidades.

Plantas bioativas

As plantas bioativas são aquelas que possuem alguma ação sobre outros seres vivos e cujo efeito pode se manifestar tanto pela sua presença em um ambiente, quanto pelo uso direto de substâncias delas extraídas, desde que mediante uma intenção ou consciência humana deste efeito. Dentro desse conceito, enquadram-se as plantas medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas, repelentes, tóxicas, entre outras.

Fonte: Galpão Crioulo do Camping Municipal

Mais notícias

Veja também