quarta-feira, abril 24, 2024
HomeEconomiaPlantio de soja deve começar em meio a preços em alta

Plantio de soja deve começar em meio a preços em alta

sorriso_sojaCom o fim do vazio sanitário da soja, nesta terça-feira (15/9), o plantio da safra 2015/2016 está liberado e pode começar ainda nesta semana nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Paraná, Bahia, Maranhão e em parte do Pará. E, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o trabalho de campo começa em um cenário de preços firmes para o grão.

O indicador medido pela instituição, com base no corredor de exportação de Paranaguá (PR) acumula alta de 3,28% neste mês. Na última sexta-feira, o valor chegou a R$ 80,03 a saca de 60 quilos. A referência para o mercado físicoparanaense, também medida pelo Cepea, tem valorização de 3,39%, fechando a última sexta-feira a R$ 75,54 a saca.

“Como o solo está mais úmido no Paraná, é de se esperar que novamente este estado abra a temporada e tenha, no início, ritmo mais intenso de plantio – a exemplo no ocorrido nas duas últimas temporadas, pelo menos. Para o Centro-Oeste, há previsão de pancadas de chuvas apenas para algumas regiões; outras ainda aguardariam condições propícias para iniciar o plantio”, informou a instituição, nesta segunda-feira (14/9).

A expectativa dos pesquisadores é de crescimento da área plantadana safra 2015/2016, mesmo com as dificuldades do produtor rural para financiar o custeio da lavoura. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2014/2015 foi de 96,24 milhões de toneladas,colhidas em uma área de 32,09 milhões de hectares.

Fonte: GLOBO RURAL

Mais notícias

Veja também