quarta-feira, abril 24, 2024
HomePecuáriaNutrição dos rebanhos é essencial para garantir qualidade do leite

Nutrição dos rebanhos é essencial para garantir qualidade do leite

NutricaoPara garantir a qualidade do leite que chegará até o consumidor, além de atender as exigências higiênicas e sanitárias no momento da ordenha, o produtor precisa estar atento à saúde do úbere das vacas. O órgão é responsável pela produção do leite e, por isso, sua eficiência está diretamente relacionada ao desempenho e a produtividade do rebanho. Entre as alternativas que contribuem para a gestão do úbere está o controle da dieta dos animais.

Pesquisas realizadas pela Alltech, empresa referência em nutrição e saúde animal, apontam que o uso de minerais orgânicos na alimentação do gado pode cumprir um papel fundamental no processo de produção leiteira. Após a aplicação do Bioplex, suplementação natural produzida e comercializada pela indústria, houve redução de 46% na Contagem de Células Somáticas (CCS), o que representa a queda no processo inflamatório do úbere do rebanho e elevação da qualidade do leite.

“Com a melhor preparação, é possível reduzir o número de bactérias na pele do úbere em até 85%. Por isso, investir na alimentação é tão importante, até mesmo como uma medida preventiva, além de aumentar a resistência do sistema imunológico”, explica o especialista em qualidade do leite da Alltech, Roger Scaletti. Com formação específica na área, Scaletti desenvolveu um programa voltado à saúde do úbere nos Estados Unidos com o objetivo de alertar os criadores de bovinos de leite sobre a importância do tema, repassando informações práticas e teóricas para melhoria da produção.

Fonte: Giorgia Gschwendtner – Centro de Comunicação

Mais notícias

Veja também