Notícias do Campo – Gado Caracu integra federação latino americana de bovinos crioulos

Gado Caracu integra federação latino americana de bovinos crioulos

Noticias do Campo Comentários desativados em Gado Caracu integra federação latino americana de bovinos crioulos

Com séde nacional em Palmas, sul do Paraná, a Associação Brasileira dos Criadores de Caracu(ABC Caracu) passou a integrar a Federação Latino americana de Bovinos Crioulos. A fundação da entidade ocorreu durante o primeiro encontro de dirigentes de associações de pecuaristas nos dias 25 e 26, em Santa Cruz, Bolívia.

Os dirigentes da Associação, Sady Loureiro(presidente) e Flávio Pedro Reis(tesoureiro) e do zootecnista e criador da raça, Diomário Faustino Dias Barros, participaram das discussões sobre a necessidade de preservação das raças como fonte da herança genética de rusticidade.

“Objetivo da Federação é o desenvolvimento de ações conjuntas para a preservação e evolução das raças crioulas em todo o continente”, destacou Loureiro. Integram a Federação as raças crioulas do Brasil, Argentina, Paraguai, Bolívia, Venezuela, Colômbia e México.

Explicou que em nível de Brasil, além do Caracu, há outras raças que se enquadram na preocupação, tais como, o gado Franqueiro, no Sul; Lajeano no Planalto Catarinense, Pantaneiro na região do Pantanal mato-grossense; e o Pé Duro, no Nordeste Brasileiro. “De todas essas, o Caracu é o mais evoluído em capacidade produtiva e pesquisa, além do maior rebanho e melhor organização dos criadores”, avaliou.

Explicou o presidente que com a integração latino-americana das raças, o gado Caracu passa a ser muito mais valorizado do que já é, tanto no que diz respeito a ampliação dos campos de pesquisa, quanto no aspecto de mercado. “ A raça, que está no Brasil há 450 anos, ganhará mais respeitabilidade, credibilidade e força perante o mercado mundial”, comemorou Loureiro.

 

 

Este comentário foi encerrado.