sexta-feira, abril 19, 2024
HomeGeralColheita da safra brasileira avança acima da média histórica

Colheita da safra brasileira avança acima da média histórica

Com meta de 100 milhões de toneladas de soja no horizonte, a colheita da safra 2015/16 avança acima da média histórica. De acordo com levantamento da Expedição Safra Gazeta do Povo, 13% dos 32,5 milhões de hectares dedicados à oleaginosa já foram colhidos. Na mesma época do ano passado, o índice era de 11%.

Nos dois principais estados produtores do país, Paraná e Mato Grosso, o trabalho de campo também está adiantado. No Paraná, a colheita está próxima dos 25%. No Mato Grosso, as máquinas já retiraram 20% da área cultivada.

No início do ano, em função das intempéries do fenômeno climático, as máquinas encontraram dificuldades. No Paraná, os produtores ficaram semanas consecutivas sem poder retirar o grão das lavouras. Mas, as incertezas climáticas deram lugar ao céu azul e tampo seco, na maioria dos estados.

Expedição Safra

Desde a segunda quinzena de janeiro, a Expedição Safra Gazeta do Povo está na estrada para verificar as condições das lavouras brasileiras. No primeiro roteiro, a equipe de técnicos e jornalistas percorreu a região Centro-Oeste. As análises de campo e as coletas de informações junto a empresas, cooperativas e produtores verificaram que o Mato Grosso do Sul contabiliza estragos causados pelo excesso de umidade, enquanto o Mato Grosso registra forte estiagem que castigou o estado no final de 2015.

A partir desta sexta-feira (12), a segunda equipe do projeto, que completa 10 anos nesta temporada, pega a estrada para cumprir o roteiro pelas lavouras de São Paulo, Goiás e Minas Gerais. O objetivo é verificar se o excesso de chuva no plantio nestes três estados comprometeu a produtividade das lavouras de soja.

 

Mais notícias

Veja também